MemoSTEAM

"Criar soluções para resolver problemas"

DigComp 2.1 - Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos - Comissão Europeia 2017

O que é

MemoSTEAM é uma plataforma de aprendizagem que ajuda a adquirir competências digitais.

MemoSTEAM pretende facilitar a aquisição de novas competências na área das novas tecnologias e simplificar a implementação das aprendizagens, enquadradas no mundo real. É um sistema constituído por aplicações, dispositivos e recursos de aprendizagem, que estão interligados por uma plataforma online.

Do nosso ponto de vista, a integração da utilização de tecnologia em ambiente de sala de aula, ou em ambiente de aprendizagem, deverá ser feita para que todos se sintam parte da solução. Deve ser considerado o atual desfasamento das competências dos intervenientes, bem como a falta de recursos e dos meios disponíveis.

É esta ponte que pretendemos realizar, ou seja, disponibilizar conteúdos, que permitam a um profissional da educação ou a um indivíduo, obter novas competências digitais, recriando experiências de aprendizagem.

O objetivo

Em 2020, existirá uma enorme falta de profissionais especializados nas áreas de Tecnologias de Informação e espera-se que venham a serem criados, aproximadamente 500.000 novos lugares nesta área. Por outro lado, numa sociedade cada vez mais embutida de interações digitais, a comissão europeia estima que 169 milhões de europeus não possuem as competências digitais necessárias para desempenharem as suas funções, nas mais diversas áreas, nomeadamente na indústria e serviços.

Os governos e as entidades competentes estão obviamente conscientes desta situação e estão a tomar medidas nesse sentido. Nós achamos que existem algumas lacunas, no caso da educação em Portugal, nomeadamente a falta de formação de teor tecnológico dos professores (principalmente do primeiro ciclo) e orçamentos limitados por parte das escolas para aquisição de material e que podem ser colmatadas com o nosso projeto, ao implementar Aprendizagens Baseadas em Cenários (ABC) e orientadas às tecnologias.

A solução

Uma plataforma tecnológica, que permite ao utilizador a criação, gestão e fruição de conteúdos multimédia, com o fim de adquirir novas competências digitais.

O objetivo é facultar ao utilizador (professores/familiares) uma plataforma que facilite a criação de Aprendizagens Baseadas em Cenários (ABC), integradas nos temas pertencentes ao currículo oficial e tendo como objetivo principal, motivar os estudantes a adquirirem competências digitais, de forma empenhada e interessada.

O Público alvo

O público alvo principal, da nossa plataforma, são:
- Estudantes
- Professores
- Familares