Gamificação

Nos jogos, uma criança comporta-se sempre além de sua idade média,
acima de seu comportamento diário. Nos jogos, é como se ela fosse mais alta o tamanho de uma cabeça.

Lev Vygotsky

Porquê

Consideram-se que a gamificação ajuda os estudantes a obter uma nova perspetiva da aprendizagem, contribuindo para que assimilem melhor os conceitos, por estarem focados não apenas em aprender mas também em divertir-se, acabando por interiorizar o conhecimento de forma espontânea.

Como

A gamificação consiste em utilizar as estratégias de jogos de forma a motivar os estudantes a atingir um objetivo. O uso de recompensas e estímulos que se inspiram nos vídeojogos como ferramenta para a formação em todos os níveis de ensino é uma tendência crescente no mundo.

- A gamificação é encarada como uma resposta a um dos males da educação: o desinteresse dos alunos.
- O método inspira-se no uso de jogos na sala de aula ou simplesmente na estratégia de recompensas implícita à passagem de obstáculos nesta forma de entretenimento.
- A tecnologia é familiar para as novas gerações e a linguagem dos jogos é facilmente compreendida por todos.