ABC
Aprendizagens Baseadas em Cenários

A Aprendizagem Baseada em Cenários (ABC), utiliza os princípios da teoria da “Aprendizagem Situada” no livro “Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation”, publicado em 1991.
Estes autores postulam que a aprendizagem ocorre com mais qualidade quando tem lugar no próprio contexto em que vai ser aplicada.

Jean Lave e Etienne Wenger

O que é

As Aprendizagens Baseadas em Cenários (ABC) é essencialmente uma abordagem prática, na qual o aluno imerge em simulações de situações da vida real e que lhe permite adquirir conhecimentos, através do desenvolvimento de diferentes competências, necessários para o seu futuro.

Estas aprendizagens (ABC), são baseadas numa teoria construtivista, onde os alunos fazem perguntas e investigam as soluções, sendo que não aprendem diretamente do professor mas através das suas próprias competências de sintetização e interpretação que, por sua vez, visam promover o sucesso escolar.

Objetivo

No modelo ABC os alunos aprendem, com mais facilidade, a desenvolver a capacidade de tomar decisões e em solucionar problemas (porque são expostos a problemas ou casos que são réplicas de situações reais que eles enfrentam ou podem vir a enfrentar).

É um modelo que melhora a qualidade da aprendizagem, porque é capaz de trabalhar com emoções e atitudes, e de fornecer um contexto ao aluno, aumentando o seu interesse e envolvimento.

O cenário contextual criado pelo modelo ABC é facilmente manipulado pelo aluno, por meio da sua memória na realização das tarefas, e as informações mais importantes são remetidas para a memória de longo prazo.

Dando igualmente atenção à importância que a aprendizagem informal tem e de que existem diferentes formas de pensar, o papel do professor, passa por facilitar a aprendizagem. Este desenvolve os tópicos para que os alunos possam explorar, por exemplo, através dos cenários de aprendizagem.

Cada aluno segue um percurso através dos cenários que lhe são apresentados. Ele adquire, assim, uma compreensão mais abrangente relativamente aos assuntos que está a estudar, porque o modelo é não linear e os cenários apresentam uma multiplicidade de fatores e restrições a serem considerados.